Ao longo da nossa existência, vamos acumulando momentos que contribuem para o nosso bem-estar e outros mais difíceis que desencadeiam mal-estar psicológico e sofrimento emocional que pela sua intensidade e frequência, impõem diversas limitações à vida quotidiana, perturbando as relações interpessoais e a proatividade.

A psicoterapia é uma das importantes formas especializadas de intervenção psicológica, que envolve uma compreensão e mudança, profunda e significativa, das dinâmicas internas que geram sofrimento. Trata-se de um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, conduzido por um profissional especializado num modelo psicoterapêutico, com o propósito de ajudar os pacientes a modificar os seus comportamentos, cognições, emoções e outras características pessoais, na direção que os mesmos considerarem desejável. Desta forma, a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficácia as dificuldades e os desafios da vida – quer se encontre com ansiedade, depressão ou problemas interpessoais – é potenciada, ao mesmo tempo que se aumentam os seus graus de liberdade.

Falo-vos de uma relação profissional que tem por base princípios e técnicas da Psicologia, marcando a diferença dos relacionamentos com amigos ou familiares.

Se acredita que precisa de ajuda para percorrer este processo, não tem que o fazer sozinho(a). Espero conseguir ajudá-lo (a)!!!